A face da história

O GRUDIOCORPO tomou consistência como grupo de pesquisa a partir dos trabalhos desenvolvidos por uma rede de pesquisadores, tanto professores quanto estudantes, valendo-se de encontros semanais na UESB – Universidade Estadual da Bahia, em Vitória da Conquista. Nessa instituição, um grupo de pesquisadores sob a coordenação do Prof. Dr. Nilton Milanez, que trabalha em colaboração com o GEADA – Grupo de Estudos de Análise do Discurso de Araraquara, com o GPADIS – Grupo de Estudos de Análise do Discurso na UESB e com a Sorbonne Nouvelle/Paris III - nos trabalhos desenvolvidos com a participação de Jean-Jacques Courtine, discute e investiga as bases epistemológicas da Análise do Discurso.

As primeiras reuniões do GRUDIOCORPO se iniciaram com o estudo da “Arqueologia do Saber”, de Michel Foucault e continuam em progresso. No interior dessas discussões entre grupos e leituras se configuram os estudos sobre o discurso e o corpo, vinculados diretamente aos trabalhos de Foucault e Courtine, ressaltando a investigação da história como irrupção de acontecimentos ao colocar o corpo no centro das discussões. O corpo será, então, compreendido como dispositivo de poder, domínio de memória, suporte e produtor de imagens; enfim, materialidade discursiva na construção das subjetividades e identidades.

Ressaltamos a importância dos trabalhos da profa. Dra. Maria do Rosário Valencise Gregolin, que evidenciará em seu livro “Foucault e Pêcheux na Análise do Discurso – diálogos & duelos” os trabalhos de Jean-Jacques Courtine, que “trouxe Foucault para a Análise do Discurso”. Nesse contexto, pontuaremos alguns momentos decisivos para a constituição do GRUDIOCORPO.

Em 2004, no I Sead – I Seminário de Análise do Discurso, na UFRGS, o Prof. Jean-Jacques Courtine problematizou sobre “A estranha memória da Análise do Discurso”, criticando o apagamento do verbete “memória discursiva” por ele cunhado, um dos conceitos fundamentais para a Análise do Discurso, no “Dicionário de Análise do Discurso”, de Patrick Charaudeau e Dominique Maingueneau, firmando, também, a posição de Foucault para os estudos do discurso.

Em 2005, Nilton Milanez trabalhou diretamente com o professor J-J. Courtine, participando ativamente de seus seminários na Paris III/Sorbonne Nouvelle, desenvolvendo inúmeros trabalhos junto ao GEADA – Grupo de Estudos de Análise do Discurso de Araraquara, dentre eles a tradução de “Foucault: conceitos essenciais”, de Judith Revel, e de “As grandes teorias da Lingüística”, de Marie Anne Paveau e Georges-Elia Safarti, ao lado de Rosário Gregolin, Cleudemar Fernandes e Vanice Sargentini.

Em 2006, no I CIAD – I Congresso Internacional de Análise do Discurso, Courtine discorreu sobre “Discursos sólidos, discursos líquidos: a mutação das discursividades contemporâneas”. No mesmo congresso lançou o livro “Metamorfoses do discurso político: derivas da fala pública”. Ainda, em conferência antes do início do Congresso, apresentou suas problematizações acerca de “A normalização do anormal”, relevando seus estudos sobre o corpo, a partir da obra “História do corpo”, em três volumes, lançado na França, em 2005, sob sua direção com Georges Vigarello e Alain Corbin.

Em 2007, o livro “Le Brésil à l’épreuve de la modernité: discours, savoir, pouvoir”, pela editora L’Harmattan, Paris, organizado por Nilton Milanez, juntamente com Pierre Teisserenc e Sonia Magalhães, espelha os encantamentos e os vários lugares que os estudos sobre o discurso podem abarcar. O GRUDIOCORPO, diante desses contornos e problematizações, tomou impulso e tem desenvolvido trabalhos que escutam e inquietam sujeitos.

Esse atual e breve percurso, feito de pessoas e seus livros, busca assinalar o lugar do qual se posiciona o GRUDIOCORPO, ansiando espaços outros por vir.

Nosso grupo acolhe estudantes, professores, técnicos e todos os pesquisadores interessados em buscar compreender a constituição dos sujeitos no interior da Análise do Discurso.