quinta-feira, 26 de março de 2009

Perfil: ROSÁRIO, L. O.

Lucilene Oliveira do Rosário cursa Letras Vernáculas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e é bolsista voluntária do Projeto de Extensão NECLUSO - Núcleo de Estudos da Cultura dos Paises Lusófonos, coordenado pela Profa. Dra. Lucia Ricotta.

Atualizado em 20/03/2009
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1682268135592462

Formação complementar
2007 - 2007Clarice Lispector e a crise ficcional. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2007 - 2007Literatura Brasileira: uma revisão historiográfica. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2005 - 2005 Extensão universitária em Formação e Iniciação Política de Jovens. (Carga horária: 100h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

Projetos de Pesquisa
2005 - 2008Projeto de Extensão "Núcleo de Estudos da Cultura dos Países Lusófonos"

Descrição: O Núcleo de Estudos de Cultura dos Países Lusófonos é um projeto responsável por promover a ampla difusão e interlocução das pesquisas desenvolvidas pelos docentes da Área de Teoria e Literatura do Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários. O Núcleo produz atividades de caráter interdisciplinar e extensionista através da organização de grupos de estudo e leitura, conferências, palestras, mesas-redondas e oficinas, de modo a intensificar o diálogo entre alunos de graduação, pós-graduação e professores-pesquisadores da área de Teoria e Literatura do DELL, bem como de docentes de outras instituições nacionais e internacionais. O objetivo maior deste Núcleo está em assegurar que o diálogo entre portugueses e brasileiros se desenvolva a partir da discussão de premissas teóricas norteadoras da atividade crítica das literaturas em questão. O melhor caminho para estabelecer esse diálogo é a partir dos juízos críticos que lá e cá têm sido praticados. Para isso, o Núcleo objetiva investigar conceitos, categorias, temas e metodologias produzidas no interior da Teoria da Literatura, História Literária, História Social da Cultura e Antropologia Cultural para descobrir ressonâncias possíveis entre as práticas poéticas e historiográficas portuguesas e as brasileiras. Nesse sentido, o Núcleo está empenhado em formular e discutir questões de caráter generalizante na medida em que procura dar conta de uma compreensão mais complexa do discurso ficcional e das interfaces que ele mantém com disciplinas afins..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) .
Integrantes: Lucia Ricotta - Coordenador / Marcello Moreira - Integrante / Marília Librandi Rocha - Integrante / Lucilene Oliveira do Rosário - Integrante.
Financiador(es): Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Bolsa..


Apresentações de Trabalho
1. ROSÁRIO, L. O. ; Ricotta, Lucia ; Rocha, M. L. . "Feliz Aniversário", de Clarice Lispector: uma releitura do conto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
2. ROSÁRIO, L. O. ; Ricotta, Lucia . A epifania no conto "Amor", de Clarice Lispector. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
3. ROSÁRIO, L. O. ; Ricotta, Lucia . A epifania no conto "Amor", de Clarice Lispector. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
4. ROSÁRIO, L. O. ; Ricotta, Lucia . O Terremoto no Chile, de Heinrich von Kleist. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
5. ROSÁRIO, L. O. ; Ricotta, Lucia ; Rocha, M. L. . O estudo da narrativa em dois contos de Heinrich von Kleist. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Nenhum comentário: