sábado, 25 de abril de 2009

Os Sentidos do Corpo no Cinema

Na noite desta segunda-feira, 27, na Uesb, será iniciado o curso “Análise do Discurso: os sentidos do corpo no cinema”, promovido pelo Grupo de Estudos sobre o Discurso e o Corpo (Grudiocorpo) em parceria com o Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb. A programação do curso, que acontecerá até 2 de junho, é composta de conferências e exibições de filmes com comentários. A cada segunda-feira, às 19 horas, no Auditório I do Módulo Antônio Luiz (Luizão) será ministrada uma conferência. Já na terça-feira seguinte,às 19h30, no Teatro Glauber Rocha, será realizada a sessão, com a exibição e comentário de uma película relacionada à temática.

O evento começará, nesta segunda-feira, com a Conferência “A constituição do corpo anormal e suas faces no discurso", ministrada pela professora Janaina Santos, que é mestranda em Lingüística e coordenadora pedagógica do Museu Regional de Vitória da Conquista. No dia seguinte, inicia-se a programação de filmes do projeto. O Curso conta com a participação de professores conferencistas de diferentes áreas e de outras universidades do país. A iniciativa tem como objetivo discutir os postulados da Análise do Discurso e suas relações com diversas áreas do conhecimento no que diz respeito à construção sócio-histórica, cultural e econômica do homem contemporâneo com relação a seu corpo.

No ano passado, o Grudicorpo, sob a coordenação do professor Nilton Milanez, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Uesb, realizou o primeiro projeto em formato de curso com a parceria do Janela Indiscreta, trabalhando a relação do cinema com o corpo. O curso “Análise do Discurso: o corpo no cinema do século XX” alcançou grande sucesso, reunindo professores e alunos da Uesb e de escolas de ensino médio das redes pública e privada da cidade.

Nenhum comentário: