segunda-feira, 6 de abril de 2009

Eventos

27 de agosto a 20 de novembro de 2009
Curso “Discurso e Corpo: imagens na mídia e na literatura”
UESB. Realização: LABEDISCO (Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo). Coordenação: Prof. Dr. Nilton Milanez. Minicursos – Conferências – Filmes.

O curso Discurso e Corpo: imagens na mídia e na literatura se realizará no período de 27/08 a 17/11/2009, propondo estudos introdutórios sobre a Análise do Discurso, investigações sobre o corpo, suas relações de poder e saber tanto na mídia quanto na literatura, com o intuito de encorajar jovens pesquisadores discentes, apresentando pressupostos teórico-metodológicos do trabalho científico a partir dos estudos do discurso. As conferências do curso fazem parte dos estudos desenvolvidos no Labedisco/UESB – Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo, juntamente com as pesquisas do Grudiocorpo/CNPq – Grupo de Estudos sobre o Discurso e o Corpo, vinculadas ao projeto Discurso e Corpo: lugares de memória das identidades brasileiras na mídia e na literatura, na UESB, sob a coordenação do Professor Nilton Milanez. Para cada conferência o participante encontrará as referências bibliográficas que guiam o tema proposto, cuja leitura é essencial para o acompanhamento do curso. Muitos dos trabalhos propostos também contemplam as discussões da disciplina “Português Instrumental II”, no curso de Comunicação Social, e “Análise do Discurso”, no curso de Direito, para o período de 2009.2, na UESB. Contaremos, portanto, também com a Jornada Discurso, Crime e Psicanálise. O curso se destina à comunidade acadêmica e interessados em geral, de Vitória da Conquista e região.

28 a 31 de agosto de 2009
V Sethil - Seminário de Teoria e História Literária Atualidade e inatualidade do romantismo
tUESB. Apresentações de trabalhos acerca do conto “O corpo” in: LISPECTOR, Clarice. A via crucis do corpo.

O Seminário de Teoria e História Literária (SETHIL) é um projeto de extensão, sob coordenação da Área de Teoria e Literatura e do Programa de Especialização em Teoria e História Literária, do Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Vitória da Conquista).
O SETHIL tem como objetivo propor situações de discussão e análise de questões teóricas e historiográficas; compreender a construção do campo literário, relacionando-o à construção do campo teórico das Ciências Humanas; investigar as práticas literárias e historiográficas desde a Antigüidade até a Contemporaneidade. Busca-se, assim, estabelecer um lugar comum de discussão a partir mesmo das diferenças de atuação na área dos Estudos Literários.
(Texto retirado do sítio oficial do evento)

9 a 11 de setembro de 2009
VIII Colóquio do Museu Pedagógico
As Redes Científicas e o Desenvolvimento da Pesquisa: perspectivas multidisciplinares
Museu Pedagógico da UESB (Museu Padre Palmeira).

De 09 a 11 de setembro acontece o VIII Colóquio Nacional e o I Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, intitulado “As Redes Científicas e o Desenvolvimento da Pesquisa: perspectivas multidisciplinares”. Os Colóquios Temáticos aprovados pela coordenação do evento e as inscrições para submissão de trabalhos permanecem até o dia 21 de junho, sendo que os trabalhos aceitos serão divulgados dia 15 de julho. Na categoria ouvinte, as inscrições vão até 31 de agosto. Este ano, o papel das Redes Científicas no desenvolvimento da pesquisa será o tema central dos Colóquios. Para mais informações, entre em contato com o Museu Pedagógico, pelo telefone (77)3421-3894, ou pelo e-mail coloquiomuseupedagogico@gmail.com. (Texto retirado do sítio oficial do evento)

16 a 18 de setembro de 2009
II CIAD – Colóquio Internacional de Análise do Discurso
A ordem do olhar: discurso, semiologia, história
UFSCar, Campus São Carlos, São Carlos – SP.

Em sua segunda edição, o Colóquio Internacional de Análise do Discurso pretende manter a proposta inicial de dar voz aos diversos grupos de pesquisa na área de Análise do Discurso, ao mesmo tempo em que propõe uma temática a ser discutida com vistas a focalizar alguns domínios e conceitos que não raro frequentam os estudos do discurso – as imagens, a semiologia e a história – pela prórpia configuração dos objetos discursivos analisados na contemporaneidade. (Texto retirado do sítio oficial do evento)

21 a 23 de Outubro
IV SPEL - Seminário de Pesquisa em Estudos da Língua(gem)
UESB. Realização: GPEL, DELL.

O IV Seminário de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) – (SPEL) é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Estudos Língua(gem) (GPEL/CNPq/Uesb). Com o IV Seminário de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) – (SPEL), a ser realizado no período de 21 a 23 outubro de 2009, damos continuidade a série de seminários que iniciamos em 2004 e que pretendemos promover, anualmente, com a intenção de divulgar e compartilhar informação científica e ajudar no desenvolvimento da pesquisa relacionada aos estudos da Língua(gem). Nesse evento, serão divulgados para a comunidade científica regional e nacional e a sociedade em geral resultados das pesquisas que se enquadram nas diversas e plurais áreas dos domínios e fronteiras da ciência Lingüística e das Ciências da Linguagem, realizadas por um corpo variável de professores-pesquisadores que estão inseridos em grupos de pesquisa da Uesb e em grupos de pesquisas de outras instituições do país; por alunos da pós-graduação Scrito Sensu; por alunos de iniciação científica; e por alunos da pós-graduação Lato Sensu. As atividades incluem conferências, apresentação de trabalhos em mesas redondas, comunicações e minicurso. (Texto retirado do sítio oficial do evento)
Eventos passados:

Curso “Análise do Discurso: os sentidos do corpo no cinema”
27 de abril a 02 de junho de 2009, no Teatro Glauber Rocha/UESB.

IV Spel/Spadis - Seminário de Pesquisa em Estudos Lingüísticos e Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso 03 a 05 de Junho de 2009, na UESB. Apresentações orais de novos trabalhos. Página oficial do evento

Nenhum comentário: