quinta-feira, 13 de agosto de 2009

(Resumo) Discurso de marketing: uma análise do corpo cultural através da sua comunicação de venda

Camila Teles Barbosa (UESB)
milatelesb@gmail.com

Este projeto de pesquisa efetua uma análise acerca do discurso de sujeitos providos de cultura no momento em que comercializam alguma coisa. Objetivamos, então, estudar os efeitos de sentido produzidos por meio dos discursos do corpo cultural e a sua necessidade de comunicação por meio dos postulados da Análise do Discurso e suas relações discursivas. Para tanto, efetuarmos pesquisas que dizem respeito à sociedade e aos discursos nela materializados. A cultura tal qual pretendemos estudar é aquela que parte da cultura de raiz e do contato com o ambiente social do sujeito, compreendendo como cultura, manifestações realizadas por meio das linhas de conhecimento, cuja partida se dá por meio de fatores sócio-históricos. A identidade de cada sujeito é delineada por marcas de um coletivo. O estudo comportamental do ser humano se abastece do esclarecimento quanto às questões sociais de mudança e evolução. Tendo em vista a necessidade da comunicação e do trabalho para a sobrevivência dos sujeitos, considera-se o marketing como elemento de junção dessas premissas; para vender é necessário comunicar e para comunicar uma venda é necessário um projeto de venda (marketing). Para a compreensão da constituição do discurso no corpo cultural comerciante, fez-se necessário entender o projeto de venda deste corpo por meio da sua marca identitária, pois ele vende o produto propagando as suas expressões culturais. Tomamos como corpus, portanto, o vídeo Pamonha de Cajazeira, disponibilizado no endereço eletrônico Youtube, evidenciando as identidades culturais comerciantes constituídas no seu interior, seguindo os preceitos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de orientação francesa, destacando os postulados de Michel Foucault. Para o filósofo, o corpo é definido como forma material repleta de discursos que se materializam também no sentido de sociedade, já que cada sujeito ajuda na composição do todo, e este todo colabora na composição de cada sujeito. Toda investigação baseada na comunicação do corpo cultural e nas suas manifestações discursivas, possibilitou-nos entender e configurar um quadro do sujeito incluído na ordem discursiva do seu grupo, apontando as vertentes culturais de uma identidade.

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