quinta-feira, 13 de agosto de 2009

(Resumo) A Construção dos Sentidos em Propagandas de Livros Didáticos

Layane Dias Cavalcante Viana
Orientador: Prof. Dr. Nilton Milanez

Resumo

A análise do discurso é um campo de pesquisa cujo objetivo é compreender a produção social dos sentidos, por meio de materialidades de linguagens verbais e não-verbais. Dessa forma, o presente trabalho visa investigar o(s) discursos(s) disseminado(s) pelas propagandas em livros didáticos, através da materialidade lingüística e imagética por elas apresentadas, analisando, de forma específica, como são construídos os sentidos nessas propagandas. Reconhecemos, então, que a propaganda é uma das vertentes midiáticas de ampla circulação nas sociedades atuais e que esta recorre, a todo o momento, à memória discursiva e imagética, a fim de recolocar ou até mesmo, deslocar sentidos estabelecidos, cristalizados. Assim, tomamos como base, para ler e analisar o(s) discurso(s) dessas propagandas o arcabouço teórico da Analise do Discurso (AD) de linha francesa, dando destaque aos postulados de Michel Foucault, bem como a alguns conceitos específicos da AD, a exemplo dos conceitos de memória discursiva e intericonicidade os quais foram estabelecidos pelo teórico francês Jean-Jacques Courtine. E além de fazermos menção aos conceitos supracitados, investigaremos, também, os procedimentos de controle externos e internos, propostos por Foucault em “A ordem do discurso” (1999), que subjazem este(s) discurso(s). Posto isto, o objetivo final deste trabalho constitui-se em apontar os intricamentos discursivos entre os dois campos em que se fundamenta a pesquisa: o pedagógico e o midiático, colaborando, assim, para um olhar diferenciado em relação ao(s) discurso(s) veiculado(s) pelos livros didáticos através das propagandas que os compõem.

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