Fernanda Castro
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
O presente artigo propõe-se analisar como se dá, discursivamente, a construção das escolas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a partir de duas matérias sobre a escola do movimento, publicadas pelo jornal online A Semana da cidade de Vitória da Conquista na região Sudoeste da Bahia, averiguando a formação de identidades a partir desse discurso. Pretendo, também, com o embasamento da Análise do Discurso de linha Francesa, fundamentada nos escritos de Michel Foucault, estudar como a partir de memória e da posição que o jornal assume na história é feita a construção de identidades do movimento MST e de que forma são travadas as relações de poder no interior do seu âmbito educacional, entendendo esse espaço enquanto uma doutrina, que carrega o discurso da educação como ação libertadora e que, portanto, está inserido em uma Ordem do Discurso. Estudo a construção de sujeitos tendo o corpo como um espaço discursivo, um produtor e receptor de discursos, um agente social e histórico, que é perpassado por vários discursos e tem na mídia uma das ferramentas para a sua construção e adquire formas da posição que assume. O artigo analisa deste modo, a posição destes sujeitos, a partir de seus corpos, não se tratando neste discurso do corpo físico, mas de uma metaforização, em relação ao formato de educação proposto pelo movimento sem terra. Investigo, a partir dos estudos do conceito de verdade Foucaultiano, os efeitos de sentidos produzidos pelas reportagens sobre o MST, e as possíveis resistências nascidas no interior do discurso publicado por essa nova mídia eletrônica. Abordo ainda os procedimentos de controle usados pelo site online conquistense, para um entendimento da sua ação no seu público leitor, bem como o desenvolvimento de um progressivo formato estereotipado de discurso usado em relação à educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Palavras – Chave: Discurso, jornal, corpo, MST, escola.
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